Visão sem óculos
- Home
- Serviços
- Visão sem óculos
A cirurgia refrativa é realizada com o objetivo de proporcionar aos pacientes independência de óculos e lentes de contacto aumentando a sua qualidade de vida.
Tipos de Erros Refrativos
Os erros refrativos são situações comuns que afetam a visão, obrigando os pacientes a usar óculos ou lentes de contacto para os corrigir.
É importante ter uma noção básica dos diferentes tipos de erros refrativos, de forma a poder tomar uma decisão informada sobre o tratamento adequado para melhoria da qualidade da visão.
Entre os principais tipos de erros refrativos contam-se a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia:
- A miopia é caracterizada pela dificuldade em ver objetos distantes;
- A hipermetropia causa dificuldade em ver objetos próximos;
- O astigmatismo provoca distorção da visão e, assim, dificuldade em focar objetos a todas as distâncias;
- A presbiopia, vulgarmente chamada de vista cansada, é um tipo de erro refrativo relacionado com a idade (surge, regra geral, após os 40 anos). A presbiopia provoca dificuldade crescente em focar objetos próximos, devido à perda de elasticidade do cristalino.
Tipos de Cirurgia Refrativa
Os principais tipos de cirurgia refrativa são:
- Cirurgia refrativa laser (LASIK ou PRK)
- Cirurgia de implante de lente fáquica
- Cirurgia de remoção de cristalino claro
- Implante de lentes intraoculares adicionais
Cirurgia Refrativa Laser
Existem diferentes tipos de cirurgias refrativa laser, sendo as mais comuns o Femto-LASIK, o PRK e o LASIK para a presbiopia.
O LASIK é realizado com 2 tipos diferentes de laser. No primeiro (laser de femtosegundo), é feita uma espécie de aba (flap) sobre a córnea, que é depois levantada para permitir a aplicação de outro tipo de laser (laser de excimer), que altera o formato da córnea e, assim, corrige o erro refrativo e melhora a visão. O procedimento é rápido e indolor, levando apenas alguns minutos para ser concluído.
No PRK, em vez de ser criado um flap, é removida a camada mais superficial da córnea para ser depois ser aplicado o laser de excimer.
O LASIK para a presbiopia é uma técnica relativamente recente, ainda realizada em poucos centros em Portugal. Permite não só corrigir a miopia, hipermetropia ou astigmatismo, como também a presbiopia.
Apesar dos benefícios da cirurgia refrativa, como a redução ou eliminação da dependência de óculos e lentes de contato, é importante lembrar que existem riscos, como em qualquer cirurgia, incluindo agravamento do olho seco e alterações da visão noturna.
É fundamental consultar um oftalmologista especializado em cirurgia refrativa para avaliar se esta é adequada para o seu caso.
O Laser de Femtosegundo é Indispensável na Cirurgia Refrativa?
Cirurgia LASIK - A Experiência dos Pacientes
Neste pequeno vídeo, é ilustrada a experiência de dois pacientes submetidos a cirurgia LASIK.
Após a avaliação em consulta, vejamos o que acontece no dia da cirurgia:
• A Preparação: São colocados colírios de anestesia para minimizar o desconforto durante o procedimento.
• A Cirurgia: Executada seguindo com os passos na imagem acima.
• O Pós-operatório: São transmitidas informações sobre os cuidados pós-operatórios e agendada uma consulta de seguimento.
Na maioria dos casos, a visão melhora em poucos dias após a cirurgia, sem necessidade do uso de óculos ou lentes de contacto. Nalguns casos, são necessários pequenos ajustes para atingir o resultado ideal.
Implante de Lente Fáquica
O implante de lente fáquica (o tipo de lente que geralmente uso é a ICL, do laboratório Staar Surgical – informação em Português para os pacientes em https://pt.discovericl.com/?_ga=2.103381891.2095101542.1700425528-443204468.1700425528) é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo corrigir problemas de visão, como miopia, hipermetropia e astigmatismo.
É uma técnica indicada, entre outros, para pacientes que não são candidatos à cirurgia de correção a laser, devido à reduzida espessura da córnea ou à sua graduação elevada.
Durante o procedimento, uma lente artificial é implantada atrás da íris, sobre o cristalino, o que permite manter a sua função natural. Com isto, consegue-se uma visão mais nítida e precisa a todas as distâncias e maior independência de óculos e/ou lentes de contato. Está ainda comprovado que o implante da lente fáquica oferece outros benefícios, incluindo a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
Como nas restantes cirurgias, é fundamental que o paciente seja avaliado por um especialista em cirurgia refrativa antes da cirurgia.
O Prof. Tiago Bravo Ferreira está mundialmente acreditado para a realização desta cirurgia (https://pt.doctors.discovericl.com/doctors/tiago-ferreira/information).
A Relação Médico-Doente Na Cirurgia Refrativa
O objetivo principal do Prof. Tiago Bravo Ferreira é a satisfação dos doentes com o resultado da cirurgia. Assim, procura ter uma postura empática, preocupada e transparente ao longo de todo o processo cirúrgico.
Cirurgia da Presbiopia
A presbiopia é a perda da capacidade de focar ao perto que surge com a idade, geralmente depois dos 40-45 anos. Tal como os restantes erros refrativos, é passível de ser corrigida cirurgicamente.
Existem diferentes tipos de cirurgias disponíveis para tratar a presbiopia, incluindo a cirurgia a laser e o implante de lentes intraoculares premium.
Em termos técnicos, esta última cirurgia consiste na remoção do cristalino (lente natural do olho), cuja função para a focagem ao perto está já comprometida, sendo em tudo semelhante a uma cirurgia de catarata.
O implante de lentes intraoculares multifocais ou EDOF envolve a inserção de lentes especiais no olho, que proporcionam uma visão clara para todas as distâncias. Entre os seus benefícios comprovados, contam-se a redução da dependência de óculos e a melhoria da qualidade de vida. Tal como as restantes, esta cirurgia deverá ser realizada por um oftalmologista experiente em cirurgia refrativa.
Correção de Erros Refrativos em Pacientes Já Operados a Cataratas
A cirurgia de implante de lentes add-on é um procedimento oftalmológico que consiste na colocação de uma lente adicional no olho, com o objetivo de corrigir erros refrativos residuais após a cirurgia de catarata, incluindo miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. São uma alternativa à correção com Laser.
As lentes add-on são dispositivos implantáveis que funcionam como uma espécie de óculos no interior do olho, proporcionando uma visão mais nítida. As indicações para o seu uso incluem pacientes com dificuldade de leitura, redução da visão de perto, maior desejo de independência de óculos ou problemas de visão relacionados com a idade (como a degenerescência macular da idade).
A cirurgia é realizada por um oftalmologista especializado, que faz uma pequena incisão no olho para inserir a lente add-on. Os benefícios desta cirurgia incluem uma melhoria na qualidade da visão e maior independência de óculos.